Perfil: Mauro Zacher


Aos 37 anos, natural de Porto Alegre, formado em economia, Mauro Zacher foi reeleito no pleito municipal de 2012 para o seu terceiro mandato de Vereador titular com o voto de 11.244 porto-alegrenses. Após a posse, a convite do prefeito José Fortunati, licenciou-se do cargo para assumir o comando de uma das principais secretarias da prefeitura da Capital, a Secretaria Municipal de Obras e Viação (Smov). A indicação foi o reconhecimento ao trabalho realizado em 2012, quando Zacher presidiu o Poder Legislativo e, por consequência, tornou-se prefeito interino da cidade em três ocasiões, devido a vacância do cargo de vice-prefeito. Ainda como parlamentar, nos mandatos que se antecederam, Mauro Zacher foi líder da bancada do PDT por três anos, presidiu a comissão de Educação do parlamento municipal e integrou a Comissão de Constituição e Justiça, e se destacou por ser o autor da primeira lei antibullying do País.
Com diversos projetos aprovados durante as duas legislaturas, foi na área da educação que Zacher deu enorme contribuição ao tornar lei a sua proposta que criou políticas públicas antibullying na rede escolar da Capital. A medida vem contribuindo para coibir o ciclo de violência juvenil crescente dos últimos anos. No esporte, foi autor da lei do Mês dos Esportes Radicais, a transcorrer anualmente em outubro, aprovado por unanimidade em abril de 2009, garantindo, assim, oficialmente a manutenção desse evento que ajudou a construir na cidade e que movimenta esportistas de diversas modalidades, especialmente as que valorizam e reaproximam a cidade do Guaíba.
Outros projetos importantes, apesar de não aprovados, serviram de referência e tornaram-se políticas públicas na cidade, como é o caso do Circuito dos Bares, propondo a implantação de uma linha circular especial de transporte para as áreas de movimentação gastronômica e cultural noturna da Cidade. Dessa proposta, nasceu a linha Balada Segura, criada pela Cia Carris e que hoje é um sucesso, beneficiando aos frequentadores e trabalhadores da noite porto-alegrense.
Mauro Zacher também tem lutado incessantemente, desde 2007, pela criação de uma malha cicloviária na Capital. Defensor da utilização da bicicleta como meio alternativo de transporte, "limpo, barato e saudável", o vereador esteve à frente do debate que aprovou o Plano Diretor Cicloviário apresentado pelo Executivo em junho de 2008 e aprovado no ano seguinte pelo Legislativo e já em implantação com as construções das ciclovias Diário de Notícias, Ipiranga e outras.
O início da vida pública
Zacher iniciou a sua vida política, em 1994, no movimento estudantil. Foi dirigente da União Estadual de Estudantes (UEE) do Centro Acadêmico Visconde de Mauá (CAVM) e presidente do DCE da PUCRS (quando implementou o projeto de benefícios que concedeu mais de 8 mil bolsas de estudos para alunos carentes).
Militante da Juventude Socialista do PDT, em 2000, com 24 anos, disputou a eleição municipal quando conquistou 3.956 votos, o que lhe garantiu a segunda suplência da bancada e o exercício temporário do mandato. Ao assumir, apresentou vários projetos, entre eles o que permitiu, em 2005, a criação da Secretaria Municipal da Juventude.
Em 2004, aos 28 anos, voltou à disputa por uma cadeira na Câmara Municipal e desta vez, com o voto de 7.703 porto-alegrenses, chegou à titularidade na condição de o terceiro mais votado do PDT. Com a saída e falecimento dos dois primeiros colocados, desde 2006, é o vereador mais votado do PDT da Capital.
Secretaria da Juventude
Com a vitória de José Fogaça para a prefeitura, foi indicado pelo partido e nomeado como o primeiro Secretário da Juventude da história da Capital. Ocupou o cargo entre 18 de fevereiro de 2005 e 11 de novembro de 2007, quando teve a oportunidade de desenvolver projetos na área da educação, cultura, qualificação profissional, esportes, entre outros, beneficiando diretamente a mais de 100 mil jovens.
O retorno à Câmara
Ao reassumir o mandato de vereador, em novembro de 2007, passou a ser titular na Comissão de Educação, Cultura, Esportes e Juventude (Cece) e também na Comissão que iniciou, em 2008, os debates para as alterações do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano e Ambiental. Nesse período, Zacher ainda ocupou a vice-liderança da bancada pedetista.
Na eleição de 2008 foi reeleito para o seu segundo mandato de vereador, sendo novamente o terceiro mais votado da bancada pedetista, com 7.565 votos. Na campanha teve como mote a defesa da implantação das ciclovias como um modal alternativo de transporte para a Capital. Integrou a Frente Parlamentar do Turismo e a Comissão Especial do Plano Diretor, onde foi relator da subcomissão temática de Desenvolvimento Urbano, Estratégias e Modelo Espacial.
Movimento comunitário
No âmbito comunitário, Zacher preside, pelo segundo mandato consecutivo, a Associação dos Amigos do 4º Distrito. Nesse período, tem sido articulador de um processo de integração das entidades coirmãs e interlocutor junto ao poder público, nas mais diversas esferas. O resultado da sua participação pode ser observado pelos inúmeros projetos e obras realizadas nesses seis anos passados e que resultam em importantes conquistas para a tão sonhada revitalização da Região.
Presidente do Legislativo
Em 2012 foi escolhido pelo PDT para presidir a Câmara Municipal de Porto Alegre. Além de ocupar a prefeitura em três oportunidades, por um período que juntos somaram mais de 30 dias, Zacher abriu o debate de importantes temas para a cidade neste período, em especial o da renovação do Código de Posturas. Ainda propôs a criação de um Escritório Público de Consulta (EPC) e foi responsável pela redução de gastos, com o fim do 14º salário dos vereadores, a não concessão de aumento aos vereadores, assim como a não utilização de verbas em publicidade. Na eleição de outubro de 2012 conquistou 11.244 votos, em um aumento percentual de 67.28% de eleitores que acreditaram no seu trabalho e renovaram o seu mandato por mais quatro anos.