terça-feira, 9 de setembro de 2014

Gestão pública eficiente e inovadora.

A necessidade de qualificação da gestão pública no Brasil é um desafio que temos de enfrentar. A sociedade clama por gestores que possuam comprometimento com a gestão dos recursos públicos e com capacidade para execução de projetos que melhorem a vida dos cidadãos.


O desenvolvimento do Rio Grande do Sul enquanto espaço privilegiado da realização social e humana, faz com que a gestão pública deixe de ser um tema apenas voltado para o bom jeito de lidar com os espaços administrativos estatais, ganhando outras dimensões.


No que diz respeito ao aprimoramento da gestão pública, a qualificação se apresenta enquanto exigência das constantes transformações sociais apresentadas por esta nova era. O gestor que pretende administrar aquilo que é público deve estar preparado para inovações políticas, jurídicas, sociais e tecnológicas constantemente presenciadas nas mais diversas áreas. Além disso, ainda, a gestão pública está se tornando cada vez mais ampla, complexa, abarcando temas importantes como o desenvolvimento sustentável, relacionados novas demandas sociais, ambientais, comerciais, trabalhistas, de gestão interna e externa. Os gestores públicos assim devem estar cada vez mais preparados para dias de transformação.  


A capacidade de organização, planejamento e controle, a orientação ética, responsabilidade política,habilidade analítica, de negociação, interação e ação exigem intenso trabalho e uma equipe qualificada.


Diante deste cenário decorre cada vez mais a necessidade do estado através de seus deputados exigir a qualificação da gestão pública e a contribuição destes nós debates de temas importantes para a sociedade. Nestes dias de campanha tenho visitado muitos Municípios e firmado a convicção de que é preciso avançar muito no desenvolvimento do nosso estado. As cidades gaúchas cada vez mais necessitam de investimentos em infra-estrutura, em educação, em saúde, dentre outras áreas. 


As rodovias gaúchas, por exemplo, estão em estado de deterioração e isso prejudica demais as condições de produção, além de oferecer risco aos motoristas que trafegam diariamente. Investimentos em saneamento básico também necessitam ser feitos com urgência. A educação necessita de melhor gestão e inovação.


Redesenhar a estrutura organizacional de gestão do estado na busca de um estado que não atrapalhe a vida das pessoas, que propicie o desenvolvimento local de cidades, que fomente o mercado com o estímulo de novos negócios, esse será meu compromisso de luta. 


Um estado verdadeiramente público, que ouça o cidadão e que possua planejamento para investir, coragem para ousar e servidores preparados para implementar o novo modelo de estado no Rio Grande do sul. 


Estou preparado para este desafio. A experiência adquirida na gestão da Secretaria Municipal da juventude, como Vereador eleito por três vezes consecutivas, como Presidente da Câmara de Vereadores e mais recentemente como secretário da Secretaria Municipal de Obras do Município de Porto Alegre permitirão que como deputado possamos fazer ainda mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário