domingo, 16 de setembro de 2012

Fique atenta ao seu colo do útero




A prevenção de muitas doenças está relacionada aos esclarecimentos e ao progresso educacional da população sobre fatores de risco e de como evitá-los.  Nesse sentido, a nossa proposta de saúde está totalmente voltada a cumprir tais objetivos.

Hoje vamos ressaltar a importância das mulheres ficarem atentas ao colo do útero. De fazerem exames periódicos e tomarem algumas precauções a fim de evitar doenças ou tratar enfermidades nesse órgão que já tornou-se o segundo tipo de câncer  que mais afeta as mulheres brasileiras, atrás apenas do câncer de mama.

O modo mais simples e efetivo de prevenir doenças no colo do útero é consultar o ginecologista e fazer o exame Papanicolaou regularmente. Nesse exame é possível identificar lesões no colo que variam de intensididade. Daí a importância do diagnótico precoce.

Segundo o Dr. Drauzilio Varella, “antes de tornar-se maligno, o que leva alguns anos, o tumor passa por uma fase de pré-malignidade, denominada NIC (neoplasia intraepitelial cervical), que pode ser classificada em graus I, II, III e IV de acordo com a gravidade do caso”.

A maioria das mulheres diagnosticadas com  câncer de colo do útero não realizaram exames de Papanicolaou periodicamente ou não fizeram acompanhamento recomendado após receber resultados anormais.

Uma vez identificado o problema, cujo principal agente é o papilomavírus humano (HPV), são indicados alguns tipos de tratamentos, que variam conforme o estágio, o tamanho e formato do tumor. A idade e o estado de saúde geral da mulher, além da vontade de ter filhos no futuro também são avaliados. Seguindo as orientações médicas, as chances de cura são grandes.

A boa notícia é que já está disponível uma nova nova vacina que previne contra a infecção de dois tipos de HPV, responsáveis pela maioria dos casos de câncer de colo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário